Em 2025, Escola Sul amplia a formação e fortalece a ação sindical na Região Sul
A Escola Sul da CUT articulou Formação de Dirigentes, Programa Alicerce, curso de Comunicação e Formação de Formadores, envolvendo PR, SC e RS e consolidando a formação sindical como eixo estratégico
Publicado: 17 Dezembro, 2025 - 10h42 | Última modificação: 17 Dezembro, 2025 - 11h25
Escrito por: Escola Sul da CUT
Em 2025, a Escola Sul da CUT articulou a Formação de Dirigentes, o Alicerce, oficinas de Comunicação e a Formação de Formadores, fortalecendo a rede de formação sindical e a organização da classe trabalhadora na região Sul. Ao longo do ano, em articulação com as secretarias estaduais de Formação do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, consolidou um ciclo intenso de ações formativas, voltadas a fortalecer a organização sindical, qualificar a intervenção na base e preparar novas lideranças para os desafios colocados, reafirmando a formação sindical como eixo central e estratégico da Central Única dos Trabalhadores na Região Sul.
O destaque deste ano foi a realização dos três primeiros módulos da Formação de Dirigentes (FD) nos três estados do Sul — Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em cada estado, a FD envolveu dirigentes de diferentes ramos e categorias, combinando estudo aprofundado, leitura crítica da conjuntura e construção de planos de ação. A formação tratou de temas como as mudanças no mundo do trabalho, a precarização e a ofensiva contra direitos; o papel do sindicato na disputa de hegemonia e na defesa da democracia; e as estratégias de organização de base e de fortalecimento da presença sindical nos locais de trabalho.
Com a conclusão do terceiro módulo em 2025, a FD nos três estados encerra sua etapa estadual. O quarto e último módulo, em formato regional, está previsto para o próximo ano, na sede da Escola Sul, em Florianópolis, reunindo dirigentes do PR, SC e RS e fechando o ciclo com uma síntese estratégica para a Região Sul.
O outro eixo estruturante do ano foi o fortalecimento do Programa Alicerce, basilar na formação cutista e voltado a fortalecer a base.
No Rio Grande do Sul, a Escola Sul realizou encontros do Alicerce com o CPERS — sindicato das trabalhadoras e dos trabalhadores em educação da rede estadual —, desenvolvendo os dois primeiros módulos e fortalecendo a rede estadual de formação voltada à base cutista. Além, de desenvolver um módulo especial com os integrantes da CUT com a Comunidade, O objetivo central foi dar suporte às formadoras e aos formadores, para que se sintam preparados para realizar a formação na base, contando também com o apoio da Escola na construção do módulo de Gestão Sindical.
Em Santa Catarina, a Escola Sul atuou no apoio pedagógico e no fortalecimento da rede de formação, acompanhando a construção do módulo sobre Novas Tecnologias e o Mundo do Trabalho e articulando o debate tecnológico com a realidade concreta da classe trabalhadora.
No Paraná, foi realizado o encontro do Alicerce com o Sintropas - Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Coletivo de Ponta Grossa, onde desenvolveu os dois primeiros módulos do programa e apoiando, junto à rede de formação, na construção do módulo de Controle Social e Políticas Públicas.
Em cada estado, o Alicerce cumpriu o papel de formação de base, contribuindo para aprofundar o conhecimento sobre o projeto político da CUT e a função social do sindicato.
Em 2025, a Escola Sul também deu continuidade à Formação de Formadores Continuada (FFC), realizando o segundo módulo do processo, com a participação de formadoras e formadores dos três estados do Sul. O FFC teve como foco: aprofundar metodologias participativas; qualificar o uso de referências teóricas críticas; e articular conteúdo, método e prática militante.
Esta iniciativa reforça a Rede de Formação da CUT na região, garantindo que os processos formativos tenham coerência política, qualidade pedagógica e enraizamento nas lutas concretas.
Em 2025, a Escola Sul aprofundou a preparação do Curso Avançado de Comunicação — que passa a integrar o programa regular de formação no próximo ano — a partir de oficinas práticas de design e edição de vídeo e de formações sobre o uso estratégico de ferramentas digitais (WhatsApp Business, Instagram, Facebook e outras), ajustando conteúdos e metodologias a partir das demandas reais das entidades. Além disso, acompanhou e apoiou ações como o CUT Inteligente, a 2ª turma do PCDA (DIEESE), planejamentos com direções sindicais, atividades formativas ligadas à COP 30 e as plenárias estaduais da CUT no PR, SC e RS, contribuindo para articular formação, comunicação e organização de base e fortalecer a integração entre Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Encerramos 2025 com gratidão a todas e todos que fizeram a formação acontecer; desejamos boas festas, descanso merecido e que 2026 chegue com mais esperança, unidade e força para conquistar um ano melhor para a classe trabalhadora.






